Meu Brasil brasileiro, de Brizola Neto e Betinho

Jovem, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Brizola Neto é, sem nenhuma sombra de dúvida, um parlamentar de rara estirpe. Seu blog, Tijolaço, é fonte obrigatória de leitura para quem quer conhecer melhor o que se passa nos corredores do Congresso Nacional. Progressista, de uma coragem ímpar, teve no avô, Leonel Brizola, cunhado de ex-presidente João Goulart, deposto no golpe militar de 1964, um mestre dedicado. Firme nas opiniões, não é rebuscado nas palavras para dizer o que pensa. E o rapaz pensa, pensa muito. E age tanto quanto! Não desvia sua atenção do que interessa, de fato, ao Brasil e aos brasileiros de bem.

Arrisco até uma comparação: Brizolinha me lembra Betinho, o irmão do Henfil e de ‘tanta gente que partiu num rabo de foguete’ nos anos de ferro da ditadura. Ambos carregam no semblante uma brasilidade legítima, que os leva anos luz à frente das ‘personalidades’ que este país tão facilmente cria, incensa e promove e costuma sepultar com honras. Betinho, hemofílico, portador do vírus do AIDS adquirido em transfusões sanguíneas, como seus irmãos Henfil e ainda outro, que era músico, partiu deixando um nó na garganta de todos nós. Mas, nos legou o Fome Zero, o começo de um campanha que depois fortaleceu o Bolsa Família e as políticas sociais adotadas, com intensidade e resultados sem paralelos no mundo, nos oito anos do governo Lula e novamente privilegiadas no programa da presidenta Dilma Rousseff. Olhos mansos, voz cansada, mas enérgica, Betinho plantou as sementes de um Brasil que nós mesmos desconhecíamos. Queria cidadania, solidariedade, seriedade, comprometimento do país abastado com o país faminto.

Brizolinha, é assim que gosto de chamar o neto de Brizola, tem esse mesmo verniz de brasilidade que fez de Betinho um dos brasileiros mais notáveis e exemplares do século passado. Ainda pouco conhecido do grande público, ele não perde o fio da meada e deixa evidente em seu blog de que lado está, a que veio, o que pretende. Impressiona sua versatilidade na escolha dos temas que aborda. Vai de um assunto a outro com autoridade, consolida seus argumentos e juízos em números, pesquisas. É um cidadão ativo, politizado, um parlamentar que não se furta em tomar posição, um destemido. Não há como deixar de admirar este destemor, a paixão pelo Brasil e pelos brasileiros, especialmente pelos menos favorecidos que ainda são milhões na periferia das metrópoles, no sertão nordestino, pra onde quer que se olhe. É um sonhador, mas daqueles que não desperdiça seus sonhos e os torna factíveis, propulsores de sua inspiração para não baixar a guarda na luta por um país soberano, bem resolvido socialmente, justo, democrático.

Vida longa a este menino. Saudade imensa do Betinho, do Henfil.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: