3 a 1, da TV Brasil e o novo alvorecer no mundo árabe

Muito bom e esclarecedor o programa 3 a 1, da TB Brasil, desta quarta, 23, O mediador, jornalista Luiz Carlos Azedo, conversou com o presidente do Instituto de Cultura Árabe, Muhammad Habib, com a professora Arlene, do Centro de Estudos Árabes, da USP e o também jornalista Paulo Cabral, da BBC Brasil. O tema: os grandes levantes populares contra ditadores no mundo árabe. 

Selecionei algumas observações dos três convidados. Lá vão elas:

– O temível serviço secreto do Egito, Mujbarat, que sustentou a prolongada ditadura expulsa do poder semana passada, é tão eficiente ou mais que seus congêneres de Israel, o Mossad,  e dos EUA, CIA. (Muhammad)

– As forças armadas do Egito têm 480 mil homens e a polícia, mais 1,5 milhão. Isso explica a dificuldade da população em se organizar e protestar nas ruas. Mas o povo enfrentou a repressão e venceu. E venceu porque o movimento surgiu num repente, sem planejamento e organização, sem dar tempo ao regime de reprimir com a conhecida ferocidade.  (Muhammad).  

– Os Estados Unidos não tem trava moral para colocar uma ditadura onde bem lhes aprouver. (Cabral)

– A presença da 5ª frota dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, no quintal do Irã, é um processo de ocupação disfarçado da região (Muhammad) e sua permanência é, seguramente um dos motivos que está na base das rebeliões, pois desafia – pelo temor – a soberania daqules povos. (Arlene)

. Potências européias e Estados Unidos exercem sua hegemonia naquela região para protegerem os recursos energéticos (petróleo) que as abastecem, mas o problema é que essa exploração desenfreada, que vem de décadas, não traz benefícios materais para os povos explorados, outro estopim da crise que se assiste hoje por lá. (Arlene)

– Assustados com o que vêm no Oriente Médio, os EUA disseminam pelo mundo aregumentos falsos, prevendo que as ditaduras serão substituídas por regimes radicais islâmicos, de viés contrário aos interesses ocidentais (Muhammad).

Isso tudo tem cheiro e feição de uma reviravolta sem precedentes no Oriente Médio, um histórico e irreversível recomeço, a reconquista da soberania dos povos árabes, o florescer da democracia. (todos os convidados)

– Por Alá, que eles estejam certos em suas previsões! (este blogueiro)

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: