Falha nossa, da ética no mundo contemporâneo…

Ninguém conhecia Rafael Mascarenhas, filho caçula da atriz e apresentadora global, Cissa Guimarães até que o garoto, de 18 anos, foi atropelado e morto quando se divertia, junto com amigos, sobre uma prancha de skate, há duas semanas, dentro de um túnel, no Rio de Janeiro.  Desde então, o garoto virou celebridade. Celebridade, sim, porque nem aos mortos, conquanto que famosos ou filho de famosos, se nega todos os holofotes da mídia, que costumam se desviar dos miseráveis. 

Causa arrepios a declaração do pai do jovem atropelador, que afirmou ter desistido de continuar pagando suposta propina aos policiais, em troca da ocultação do crime, já no dia seguinte à morte de Rafael, mas só depois de ter sido informado de que o garoto morto era filho da atriz. Diante de tal declaração, fica claro que se a vítima fosse um jovem pobre, desconhecido e filho de desconhecidos, a família do atropelador não hesitaria em continuar pagando suborno aos policiais para se livrar da acusação, se é que a conversa da propina exigida pelos PMs cariocas realmente tem algum fundamento. 

Pior do que isso foi a exaustiva e desproposital cobertura que a televisão, os jornais, sites e blogues deram à morte de Rafael, com o protagonismo da família do morto, num autêntico show circense. Enquanto isso, centenas de garotos e garotas morrem atropelados a cada ano, no Brasil, vítimas de psicopatas no volante, bêbados e drogados, sem merecerem qualquer atenção da imprensa. Falha nossa, da ética no mundo que vivemos. E nenhum sinal no horizonte de que, algum dia, possamos fazer um mea-culpa diante desta omissão.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: