Roraima, uma Nação Indígena independente.

Notícia divulgada neste domingo pela Folha de São Paulo, no UOL, confirma prognóstico que o sertanista Orlando Villas Boas fez há uma década, em vídeo, pouco antes de sua morte, em dezembro de 2002. Ele denunciava que o Estado de Roraima poderia se tornar uma Nação independente, uma Nação Indígena, com apoio de ongs e governos estrangeiros. Por sinal, já tratei deste tema aqui, nas primeiras postagens deste blog.

A informação, segundo o jornal, está contida em relatório que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) enviou este ano ao Gabinete Institucional da Presidência, alertando que o CIR (Conselho Indígena de Roraima) “passou a defender abertamente a ampliação e demarcação de outras terras indígenas após o julgamento da reserva Raposa/Serra do Sol pelo STF, em 2008”. A matéria, assinada pelos jornalistas Matheus Leitão e Leonardo Souza (de Brasília),  diz que a FUNAI confirma a existência de 32 reservas indígenas em Roraima, que ocupam 46% do território daquele estado. A idéia atribuída ao CIR, que desmente esta intenção,  seria formar “um cinturão  de reservas indígenas”. 

O texto também lembra que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, assinada em 2007, na ONU que, se ratificada pelo Congresso Nacional, tornaria ineficaz “as restrições elaboradas pelo STF ao usufruto da terra pelos índios”. Ou seja, eliminaria impedimentos para a criação de uma Nação Indígena independente em Roraima, como previu Villas Boas.

Veja, agora, o vídeo do sertanista Orlando:

E também este outro, aparentemente produzido nos Estados Unidos, que faz uma estranha defesa sobre os direitos privados que devem prevalecer sobre a Amazônia.  

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: