USA made in Brazil

Vejo,  agora, no UOL, penduricalho safado da Folha de São Paulo, que uma exposição da boneca Barbie será realizada com renda revertida para os haitianos. Que coisa! Não poderia ser mais irônico, mais grotesco, ainda que aquele país precise de muita ajuda para sair do sufoco em que está, inclusive por obra e graça de muitos daqueles que, neste momento, o “socorrem”.

Isso, contudo, me remete à outra questão: o que pensariam, hoje, os adultos do mundo inteiro se a história ensinada a eles, sobre os Estados Unidos, desde a infância, em casas e nas escolas, retratasse aquele país não como a maior economia do planeta, mas justificando como isso aconteceu ao longo dos últimos cem anos, pelo menos. 

Tivesse sido assim, e nós, por exemplo, a maioria dos brasileiros, saberia na ponta da língua que a grande potência do Norte é, também, o mais bem armado país do mundo, com arsenal atômico capaz de pulverizzar a Terra várias vezes e, ainda assim, se sentindo no direito de ameçar iranianos e norte-coreanos e até o Brasil de desenvolver armas nucleares. Mas, que nada: a história estadunidense que conhecemos é a do Tio Patinhas, Mickey, Pateta, Irmãos Metralha. E é pra lá, pra Disney, que a maioria das nossas crianças e adolescentes gostaria de viajar! Imperialistas a mais não poderem, os Estados Unidos são o habitat, atualmente, do povo possivelmente mais esnobe e amante do supérfluo que se possa imaginar. Explodem comendo hambúrguer, são prodigiosos na produção de serial killers e especialistas em  criar e destruir “celebridades”, Meca do consumo inútil e da vulgarização do ser humano. Tudo, enfim, o que a nossa escola não nos soube mostrar.   E o que não vemos, não existe. Então, eles, os EUA continuam sendo sinônimo de sucesso, de mundo civilizado.

A propósito, vejam este artigo, sobre a “penetração” militar dos Eados Unidos no mundo:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-penetracao-militar-global-dos-estados-unidos/

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: